quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

A origem da palavra Mantiqueira


Mantiqueira é uma palavra de origem Tupi-Guarani que significa a Montanha que Chora



O Território Mantiqueira é um dos lugares mais belos do Brasil, com reconhecimento por sua exuberante natureza e vocação turística, além das inúmeras riquezas culturais, que fazem desta região um verdadeiro mundo a descobrir.  

Mas você sabe o significado da palavra Mantiqueira? Assim como as belas paisagens do lugar, a lenda que deu origem ao nome também é de se apaixonar.

De acordo com os saberes populares, antes mesmo do território ser povoado, o local servia de morada para a tribo Tupi-Guaranis, que cultuavam a mais bela índia existente em suas terras. Todos os guerreiros da tribo eram apaixonados por ela, visto sua beleza e sua doce voz.

Entretanto, a índia não se interessava por nenhum dos guerreiros, pois sua verdadeira paixão era o Sol. Ela passava os dias a admirá-lo e quando ele se punha no horizonte, se entristecia. Ao adormecer, aguardava ansiosamente o alvorecer, no propósito de rever o seu amado.

Um dia, o Sol notou a bela índia e por ela se apaixonou perdidamente. Deste dia em diante, começou a vagar mais lentamente sobre a superfície em que viviam os índios. Passou a nascer mais cedo e a se pôr mais tarde, tudo para ficar mais tempo admirando a amada. Tamanho encantamento, que ele se aproximava cada vez mais da terra, sem perceber que seu intenso calor estava secando os rios, queimando as pastagens e incendiando as florestas.

O amor do Sol pela índia despertou os ciúmes da Lua, que também era apaixonada pelo astro rei. Foi então reclamar a Tupã, o ser supremo dos índios.

“Como pode o astro rei apaixonar-se por uma simples índia, uma simples mortal?!”, perguntava a inconformada Lua a Tupã. Após insistentes apelos, o soberano veio a terra verificar o que acontecia.

Ao perceber o tamanho da tragédia que se aproximava, Tupã ordenou imediatamente ao Sol que voltasse à sua rotina normal e esquecesse da moça. Para assegurar que isso nunca mais aconteceria, ergueu a maior montanha que havia e dentro dela aprisionou a bela índia.

A índia, inconformada, passou a chorar copiosamente e suas lágrimas passaram a verter pelas montanhas, formando nascentes que até hoje abastecem os rios e córregos da região. Foi assim que surgiu a Serra da Mantiqueira, a Montanha que Chora.




4 comentários:

  1. vc esqueceu que do lado paulista esta a cidade de Sao Bento do Sapucai, onde se encontra a Pedra do Bau

    ResponderExcluir
  2. Serra de Jaguamimbaba era a denominação que recebeu a Serra da Mantiqueira em seu lado Paulista. Significando onça parda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns eu já nem acreditava que alguém soubesse desta diferença entre AMANTIKIR e JAGUAMIMBABA

      Excluir

ADITM firma parceria com Projeto Águas da Mantiqueira

Estudo que visa preservar os recursos hídricos do Território Mantiqueira é uma iniciativa da Fundação Toyota do Brasil e Fundepag A...